quarta-feira, 7 de dezembro de 2005

E-mail - Convertendo entre versões

Você precisa converter suas contas em formato mailbox para maildir, ou quem sabe, para o formato do cyrus, ou até mesmo, converter seus arquivos .eml para o formato mailbox ???

Então tenho aqui algumas dicas e soluções para isso:

Se você precisa converter seus mailbox para o formato usado pelo Cyrus, por exemplo, a sua ferramenta é o Imap Copy Tool. Ele converte as mensagens usando o protocolo IMAP, o que não é nada rápido, mas é a forma mais segura que achei até hoje. Por isso não recomendo o mesmo caso queira converter um mailbox para um maildir.

Se for esse seu caso, sua ferramenta é o mb2md, um script em Perl que converte a nível de arquivos, tornando toda a operação extremamente rápida.

Já se seu caso for converter arquivos .eml para o formato mailbox, você pode usar o script ruby eml2mbox que também funciona muito bem, mas que é extremamente lento. Particularmente, depois de pesquisar muito, eu tenho usando a seguinte linha de shell script para fazer o mesmo, e com muito mais velocidade:




for i in `ls -1 *.eml` ; do formail < "$i" >> arquivo.mbox ; done




Funciona muito bem, apesar de falarem que pode dar uns problemas com data. Mas aí a escolha é sua, depende do tempo que você tem para realizar sua tarefa.

Até

Nenhum comentário:

Postar um comentário