sábado, 9 de agosto de 2008

Openfire: como atualizar o servidor (para usuários de .zip ou .tar.gz)

Uma dúvida muito constante dos usuários Openfire é como fazer para atualizarem seu servidor para uma versão mais recente.

Segue então um pequeno howto (adaptado do orginal da Ignite Realtime):
  • Pare o Openfire
  • Faça um backup do diretório de instalação do Openfire (isso é preciso porque ao abrir o novo .tar.gz ou .zip os dados serão sobreescritos). No meu caso, que mantenho o openfire no /opt, um simples mv /opt/openfire /opt/openfire.old já resolve.
  • Backupeie o banco de dados (se você usar o DB interno, isso já foi feito no passo anterior). Se você usa MySQL, por exemplo, um simples mysqldump da base já resolve.
  • Abra o .tar.gz ou .zip (isso irá criar um novo diretório openfire, se você moveu o anterior, como eu costumo fazer)
  • Copie o diretório conf do backup para a nova instalação.
  • Se você usar o DB interno, copie o diretório embedded-db do backup para a nova instalação.
  • Copie o diretório enterprise do backup para a nova instalação (se ele existir)
  • Copie o diretório plugins do backup para a nova instalação, exceto por _plugins/admin_ (esse passo eu dispenso, e sempre instalo os plugins novamente, já que as configurações e dados dos mesmos estão no DB)
  • Copie os arquivos modificados localizados em resources/security do backup para a nova instalação.
  • Inicie o Openfire.
Voilà. Seu servidor está atualizado e no ar novamente.

Simples não? Para instalação em Windows, MAC ou outras versões do instalador como pacotes .rpms, você pode encontrar o howto completo nesse link.

17 comentários:

  1. Backupeie?
    O artigo ficou bom porém, a palavra utilizada não ta legal.
    Se possível, troque para "Faça backup" ou "Efetue backup".

    Parabéns pelo artigo.

    Mas cuidado com o português amigo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ok, sua sugestão foi anotada e o post alterado. Nessa área de informático temos de cuidar com os neologismos :-)

    Obrigado pelo aviso e pelo seu interesse.

    E obrigado também pelo elogio.

    []s

    ResponderExcluir
  3. amigo preciso de sua ajuda. hoje pelo console do linux eu deu um stop no openfire /etc/init.d/openfire stop
    depois eu iniciei o mesmo com o comando /etc/init.d/openfire start
    apos isso minha conta de admin nao entra mais.
    tem como recuperar essa senha ou colocar o sistema para pedir para setar nova senha do admin???

    ResponderExcluir
  4. Olá.

    Qual versão do Openfire você usa ?

    []s

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Marcelo, eu uso Openfire, Versão: 3.6.0, instalado em um Ubuntu, e o login nos clientes era com a senha do AD(win2003), porém tudo parou, e não consigo mais entrar na administração, e os clientes não logam, você pode me ajudar a recuperar a senha para administrar ??

    william@agenciaw.com

    ResponderExcluir
  6. Não sei se a versão 3.6.0 funciona ainda assim, mas até a versão 3.5.1 com certeza era possível adicionar uma tag no arquivo openfire.xml onde você informava quais os logins que eram admins.

    O nome da tag era authorizedUsernames. Dentro dela você podia colocar os logins separados por vírgula.

    De qualquer maneira, como parece que você perdeu contato com o AD, talvez isso também não resolva. Você já verificou se o AD não está bloqueando as consultas de seu Openfire ?

    []s

    ResponderExcluir
  7. Ola pessoal...

    Estou com o mesmo problema do wdroops.... uso o Openfire v. 3.6.3, e hoje pela manha o openfire parou creio eu de comunicar com o meu AD. Sendo assim não consigo mais nem logar no console de administração do openfire, e nem os usuários entrar no chat (tudo parado)...Ja verifiquei no meu AD e esta tudo certo, firewall desativado, parei o anti-virus... e nada

    Alguém conseguiu resolver o problema?

    rafael.mendes@msn.com
    http://rafa-mendes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Pessoal... ja consegui resolver o meu problema, o que ocorreu é que uma pessoa que trabalha comigo alterou a senha do usuário que eu estava autenticando no AD...ai o openfire não conectava mais no AD...

    Se tiverem o mesmo problema, verifiquem a senha do usuário que conecta no AD...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Ôlá Pessoal, tô realmente precisando da ajuda de vocês, o caso tá bem sério é o seguinte:

    Não consigo mais logar na console do openfire usando o user admin, e não tenho ideia de como isso aconteceu, pensei comigo: tudo bem, ainda tenho o usuário temporário que foi criado afim de acessar a console e realizar o cadastro dos usuários, então o frio na barriga bateu, também não consigo acessar usando este usuário.

    Encontrei em alguns sites algumas dicas: http://opentecnologia.com/openfire-br/doku.php?id=dicas
    mas não funcionou, será que é pelo fato de estar usando a versão mais recente: Openfire 3.6.4

    Galera, conto com a força de vocês !!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá.

    Você já pesquisou nos arquivos da lista Openfire-br ?

    Cadastre-se na lista e pesquise nos arquivos. É uma excelente fonte de consultas e esse assunto já foi tratado por diversas vezes na mesma.

    []s e boa sorte.

    ResponderExcluir
  11. Olá meu querido, é um prazer... Meu openfire desconecta quando eu faço logoff, tu sabes o que eu poderia ter esquecido?... forte abraço

    ResponderExcluir
  12. Olá.

    Se entendi bem você está usando o mesmo no Windows, correto ?

    Nesse caso você precisa fazer o Openfire rodar como serviço, caso contrário ele irá ser fechado quando você fizer logoff.

    []s

    ResponderExcluir
  13. Gonçalo,

    vi seu blog e agora fiquei na dúvida. Creio que você usa o Openfire no Linux, não é ?

    Nesse caso basta colocar o mesmo como um serviço, sendo iniciado no runlevel desejado. Assim, o openfire só irá parar quando a máquina for desligada/reiniciada.

    []s

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Estou com o seguinte problema:
    reiniciei o server, aonde está o openfire 3.6.0, até então tudo ok, mas quando tento acessar o console de administração pela web, ele volta para o setup de instalação, alguem sabe oq pode ser?
    ele ta no fedora 8,

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  15. Me parece que ele perdeu as configurações do sistema. O sistema funcionava antes ? Houve algum problema elétrico onde o servidor tenha sido desligado de forma abrupta ? Seus discos não estão apresentando problemas ?

    []s

    ResponderExcluir
  16. Vinicius, li sobre seu problema em um outro site, e a solução que encontraram foi acessar com um outro usuário, alterar a senha do administrador e acessar novamente... tenta ai e verifica se deu certo.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia !
    Estou com o seguinte problema :
    estou usando OpenFire com Cliente spark e banco integrado ao Ldap do windows server 2003, neste final de semana despromovi UM server que rodava como Domain Controller e que por puro azar era o servidor em que o OpenFire fazia as consultas Ldap. Pois bem meus clientes não estão mais conseguindo logar e eu tbm não consigo logar no console web com a senha de admin.
    Gostaria de saber se tem como trocar o dentro do OpenFire de alguma forma a configuração ( endereço ) do Servidor Ldap?


    Agradeço desde já !
    Obrigado

    ResponderExcluir