quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Lançado o Release Candidate do Ubuntu 8.10

O Ubuntu Team acaba de anunciar o lançamento da versão Release Candidate do Ubuntu 8.10.

Como novidades do Ubuntu 8.10, a versão Desktop traz todos os recursos necessários para acesso móvel digital, incluindo suporte wireless 3G e "sessões convidadas" que permitem aos usuários compartilharem computadores temporariamente sem comprometer a segurança.

Já a versão Servidor consolida seu suporte para virtualização com um construtor de VM integrado, e vem com um suporte completo a Java e suporte a criptografia de diretório por usuário.

Todas as demais variações, como Kubuntu, Xubuntu, UbuntuStudio, e Mythbuntu também alcançaram o status de RC.

Com isso, nos próximo dias já poderemos contar com a disponibilidade dos pacotes do site GetDeb para a nova versão.

Antes de instalar ou atualizar, é recomendado ler o release completo (em inglês). Ou, se preferir, aguarde o lançamento da versão final, marcado para o próximo dia 30.

Lançado o Debian 4.0 r5

Acaba de ser lançada a quinta atualização do Debian 4.0 (Etch).

A nova atualização traz principalmente correções de problemas de segurança da versão estável, juntamente com alguns ajustes a "problemas mais sérios".

Mas atenção: se você tem as versões antigas do Debian 4.0 não é necessário jogar fora suas mídias. Um apt-get update && apt-get upgrade irá instalar os mesmos pacotes desse novo release.

As novas imagens de CD e DVD em breve estarão disponíveis nos sites.

Leia o anúncio oficial aqui.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

CDs do novo Ubuntu e Kubuntu disponíveis para request


Já é possível solicitar seu CD do Ubuntu(Kubuntu) 8.10.

Através dos sites shipit.ubuntu.com e shipit.kubuntu.org já é possível fazer uma pré ordem dos CDs da nova versão.

Apesar da já clássica eficiência para distribuir as novas versões deixo aqui o meu protesto. Agora, além de só poder receber UMA CÓPIA de cada distro, NÃO É POSSÍVEL informar a arquitetura, o que é lamentável, já que eu, por exemplo, uso a versão 64 bits.


Talvez com o lançamento oficial da versão eles liberem mais features, como esse tipo de opção, então vou esperar mais uns dias para solicitar minhas cópias... :-)

terça-feira, 21 de outubro de 2008

GetDeb disponibilizando em breve pacotes para Ubuntu Intrepid


Os administradores do GetDeb.net anunciaram hoje no blog all about getdeb que em breve começarão a disponibilizar os pacotes lá existentes para o Ubuntu 8.10.

Devido aos recursos limitados do projeto, só é possível manter suporte para a versão estável da distro, razão pela qual os pacotes ainda não foram liberados.

Mas como a política dos mantenedores é de disponibilizar pacotes para nova versão assim que ela alcançar o Status de Release Candidate, fato que deve ocorrer no final dessa semana, é bem provável que já na próxima semana tenhamos o site atualizado (estou só esperando isso pra fazer o upgrade para o Pidgin 2.5.2).

Mas atenção: assim que a "troca" ocorrer, não serão mais publicados pacotes para o Ubuntu Hardy.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Bacula 2.4.3


Para quem usa o Bacula, esse post é uma recomendação: atualizem para a última versão estável 2.4.3, lançada no dia 11 passado.

A mesma é um bug fix da versão 2.4.2, e conforme informações dos desenvolvedores, deve ser o último release da versão 2.X (a não ser que seja encontrado um bug realmente muito sério que precise ser corrigido), já que a nova versão 3.0.0 é esperada para o final do ano.

E por falar em nova versão, você pode saber mais sobre os novos recursos da versão 3.0.0 aqui. Fico empolgado em compartilhar o fato de que um dos recursos que me deixou bastante animado são os plugins, já tão comuns no Firefox e também no OpenOffice, e que certamente irão agregar muito a ferramenta, permitindo o desenvolvimento próprio de novas features.

Baixe a nova versão aqui e leia os manuais da versão em desenvolvimento (3.0.0) aqui..

domingo, 19 de outubro de 2008

Pidgin 2.5.2 lançado

Mais uma vez o site GetDeb.net sai na frente e disponibiliza para o Ubuntu Hardy 8.04 (e demais variações) a mais nova versão do software Pidgin (antes mesmo do próprio site do projeto).

O Pidgin 2.5.2 traz como sempre vários bug fixes, além de algumas melhorias (veja o ChangeLog completo aqui). Entre elas, a que mais me chamou atenção foi a correção dos erros de sincronização do protocolo MSN, que me dava dor de cabeça de tempos em tempos.

Baixe a nova versão do Pidgin aqui.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Jive Software demite um terço de seus funcionários

A notícia não é nova, pois data de 2 dias atrás, mas não tive tempo de postar sobre isso antes.

Visando manter a saúde financeira da empresa (a crise internacional não poupa ninguém mesmo...), a Jive Software demitiu 40 de seus funcionários, o que gerou um certo receio e dúvidas na comunidade Openfire.

Segundo o CMO da empresa, Sam Lawrence, a empresa é financeiramente saudável e lucrativa e a medida foi necessária para que a mesma se mantenha assim tendo em vista as mudanças nas condições do mercado.

Leia a matéria completa no TechCrunch.

Só espero que isso não prejudique o desenvolvimento do Openfire (veja o Roadmap aqui), que aparentemente está lento, sem o lançamento de novas versões há algum tempo apesar dos bugs da versão 3.6.0a . Agora é esperar pra ver...

Versões antigas do Openfire

Tenho visto muita gente na lista procurando versões antigas do Openfire.

Pois bem, resolvi reunir algumas versões (desde a 3.3.0) em formato .tar.gz e também alguns plugins de versões antigas que encontrei em algumas instalações.

A lista disponível pode ser vista aqui aqui. Por enquanto só existem alguns plugins e os mesmos estão separados por versões do Openfire (3.4.1, 3.4.5, 3.5.1 e 3.5.2), sendo cada um a versão mais atualizada disponível na época. Caso alguém possua outros plugins e queira contribuir com esse repositório, basta enviar os mesmos por e-mail (veja como no topo da página).

PS: se for necessária alguma versão mais antiga ou em outro formato que não seja .tar.gz, você pode baixar a mesma direto aqui (disponíveis versões do Wildfire também).