segunda-feira, 14 de junho de 2010

XMPP e Openfire no FISL 11

Se você está interessado em ter seu próprio servidor de mensagens instantâneas - e andou pesquisando sobre o assunto - já deve ter ouvido falar em XMPP e em Openfire. O Openfire é um excelente servidor XMPP que possui uma interface de administração web extremamente simples e completa. Além disso, conta também com uma estrutura de plugins que permite a qualquer desenvolvedor estender as funcionalidades do mesmo.

Pois bem, se você está querendo saber mais sobre o assunto (ou se quiser ampliar seus conhecimentos sobre o mesmo), aconselho você a participar do fisl 11, pois além de poder trocar experiências com outros usuários e administradores, poderá assistir a palestras muito interessantes sobre o tema. Aliás, essas palestras são o motivo principal desse post.

Bom, mas para começar a falar de tais palestras é preciso divulgar uma notícia que possivelmente interessará a todos administradores e entusiastas do Openfire: na última sexta-feira foi confirmada a participação de Guus der Kinderen, um dos desenvolvedores do projeto.

Guus terá duas sessões no fisl: uma palestra sobre Openfire, onde falará do servidor e seus recursos. Além disso, ele deverá também discorrer sobre os planos para o futuro do projeto. Para quem não conhece o Openfire ou gostaria de saber mais sobre o mesmo essa é uma oportunidade imperdível.

Guus também apresentará uma palestra sobre o desenvolvimento de plugins para o servidor. Me parece uma ótima oportunidade de agregar novos desenvolvedores e colaboradores ao projeto. Além disso, creio que existam muitos administradores interessados em implementar outras funcionalidade ao servidor, afinal o Openfire está com uma certa carência de novos recursos. Um exemplo bem atual: seria muito interessante se existisse um plugin que implementasse o suporte a Jingle Nodes no Openfire (assim como existe para o ejabberd), não acham ?


Além da presença do Guus, teremos novamente nessa edição do fisl a presença de Thiago Rocha Camargo (criador do Jingle Nodes) que apresentará também duas palestras:
  • P2P VoIP - An Open alternative to Skype: It is the simplest Open Standard solution to communicate freely with your friends without being attached to a closed service providers like Skype or Telecom Carriers! Realtime Communication P2P Sharing. Technically, Jingle Nodes intend to provide easy to use Jingle Relay Type Candidates that can be used in ICE-UDP Jingle Sessions. Relay Candidates can provide NAT Traversal for users that don't have STUN/TURN Support, but also for users with STUN/TURN support that the negotiation failed.
  • A Web em Tempo Real - XMPP: Como e por quê as redes de mensagem instantânea XMPP são as que mais crescem no mundo e já é responsável pelas rede de mensagem e serviços do Google, LiveJournal, Nimbuzz e mais recentemente Facebook. Além dos serviços de MicroBlog Identi.ca e collecta.com. Como implantar um servidor XMPP com suporte a mensagem, microblog, Voz e até Vídeo utilizando um único sistema.
Alguns outros projetos que utilizam XMPP também foram contatados e é possível que novos nomes venham a ser anunciados em breve. Fiquem de olho aqui no blog e no site do fisl.

E você ? Já fez sua inscrição para o fisl 11 ?

Não perca tempo e inscreva-se já pois o valor das inscrições aumenta com a proximidade do evento.

2 comentários: