domingo, 12 de junho de 2011

Problemas com Hylafax no Ubuntu 10.04

Deparei-me dia desses com um problema que me deu muita dor de cabeça e que acabou tomando muito do meu tempo com pesquisas e testes até conseguir solucioná-lo.

A tarefa era simples: precisava instalar um Hylafax em um servidor Ubuntu 10.04 para juntamente com o Iaxmodem e o Asterisk disponibilizar um serviço de "fax virtual" para um cliente.

Após a instalação e configuração dos pacotes os problemas começaram: apesar dos faxes serem recebidos com sucesso, "aparentemente" todos apresentavam problemas de conexão e o arquivo não continha muito mais do que a folha de rosto e algumas linhas da página enviada.

Após vários testes e brainstorms, acabei percebendo que a versão do Hylafax que vem com o Ubuntu 10.04 (Hylafax 6.0.3) estava bugada, motivo pelo qual estava tendo tantos problemas.

Fax recebido com o Hylafax 6.0.3 (pacote do Ubuntu 10.04)

Resolvi então testar uma versão mais atual do software e percebi que a versão 6.0.5 disponibilizada pelo Ubuntu 11.04 tinha as mesmas dependências da versão anterior.

Baixei os arquivos .deb da nova versão e instalei-os manualmente. Voilá, o serviço de fax ficou perfeito.

Fax recebido com o Hylafax 6.0.5 (pacote do Ubuntu 11.04)

Ainda não reportei o bug mas pretendo fazê-lo nos próximos dias. Assim, enquanto não sai a correção oficial, espero que este post possa ajudar outras pessoas que estejam passando pelo mesmo problema que tive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário